нσנє, ѕєм тєχтσ мєυ

"Floriram por engano as rosas bravas
No inverno: veio o vento desfolhá-las...
Em que cismas, meu bem? Porque me calas
as vozes com que há pouco me enganavas?
Castelos doidos! Tão cedo caístes!...
Onde vamos, alheio o pensamento,
De mãos dadas? Teus olhos, que um momento
Perscrutaram nos meus, como vão tristes!
E sobre nós cai nupcial a neve,
Surda, em triunfo, pétalas, de leve
Juncando o chão, na acrópole de gelos...
Em redor do teu vulto é como um véu!
Quem as esparze - quanta flor! -do céu,
Sobre nós dois, sobre os nossos cabelos? "
Camilo Pessanha (1867 - 1926)

Aula de literatura: clima chato com "zumzumzuns" de alunos desinteressados. Em certos momentos eu era um deles, mas me interessei pela vida de Camilo...

Camilo de Almeida Pessanha, bem ja que vou ter que fazer a prova do vestibular, por que não ler suas obras. Como grande parte dos poetas daquela epoca, ele morreu de tuberculose, nossa! porque todos morriam de turbeculose? Colocar sangue pela boca não me parece nada romantico.

-Jô! ele era casado? Indaguei.

- ts ts ts

É, um poeta solitario, provavelmente não leria nenhum poema dele dedicado à alguma senhora Pessanha.

Não vou dar uma aula de Literatura aqui não é. Bem, vou resumir já que ainda não terminei de escrever meu proximo texto.

Escolhi esse poema de Camilo por que simpatizei rapidamente, não sei por quê mas, algo me chamou atenção...

Ah! Em relaçao ao titulo do poema..eu não achei, quer dizer, encontrei como "Floriram por engano as rosas bravas", se estiver errado por favor, corrijam-me.

Todavia, ele foi publicado na obra mais famosa de Camilo, Clepsydra.

Agora, vou terminar o texto que estava escrevendo, amanha o posto aqui. Ou hoje a noite, se der tempo.

3 lembretes:

ellen disse...

como diria Josefa: Camilo PessOnha.
iÊ ... na segunda avaliaçao vc vai tirar 10
em literatura.

Moony disse...

uahuhuahsuhaushuahsuhas
se deus quiser
passar pelo menos em literatura,
auhsuahsuhauhs :x

Steferson Z. Roseiro disse...

er... eu já disse que literatura só fica REALMENTE bom quando começa modernismo, amor?
acredite, vais amar *-*
Semana da Arte Moderna é ótimo *-*
Clariiiiiiiiiiice *-*

os outros são demais... em extravagância de forma não muito coerente com meu modo de elogiar. Foram-se ;x